Tempo

Ciclone passa perto demais do litoral e pode gerar transtorno em portos

O comportamento normal seria de afastamento da costa brasileira, mas a proximidade trará ventos de até 100 km/h e ondas de três metros de altura

A passagem de um ciclone extratropical pelo litoral sul do Brasil tem gerado preocupações por causa de ventos e até ondas acima dos três metros. Segundo o meteorologista Celso Oliveira, da Somar, a passagem do ciclone gera uma frente fria que aumenta a quantidade de chuva no Nordeste.

“Essa frente fria vai trazer chuva pro sul e oeste da Bahia. Temos um ciclone extratropical que tem um descolamento diferente do normal, pois ele avança mais próximo da costa Sul e Sudeste, o que pode prejudicar o embarque de grãos no Rio Grande do Sul, Paraná e até em Santos, com ondas de até 3 metros e ventos de 100 km/h”, disse.

No interior, não muda muita coisa, pois o ciclone não consegue levar chuvas para o interior dos estados do Sul e Sudeste. No Centro-Oeste, o tempo também continua seco.

“Em Mato Grosso, são esperadas chuvas apenas no meio-norte do estado, com até 30 milímetros. De 6 a 10 de abril, a chuva aumenta em quase todo o país, com 30 milímetros aguardados em parte de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Rondônia”, finalizou.