Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Cientistas desenvolvem cápsulas de herbicidas como alternativa a pulverização

Segundo pesquisadores, o método é mais seguro, mais limpo e mais eficaz que os sprays, quanto para os cultivos, como para as pastagens

A liberação gradual de fertilizantes na lavoura é um tema importante para a agricultura por três motivos, de acordo com o editor-chefe do AgEvolution, Daniel Duarte. Primeiro, porque os fertilizantes e defensivos compõem quase 70% dos custos da agricultura. Segundo, boa parte das aplicações que são aproveitadas pelas plantas ou efetivamente têm efeitos sobre as pragas, o desperdício chega até a 90%. Terceiro, porque os adubos conhecidos como NPK são recursos finitos na natureza, se não forem bem utilizados, podem ficar escassos. 

Atualmente, os preços dos fertilizantes estão altos, por isso, cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveram cápsulas de herbicida como alternativa a pulverização. Eles descobriram que o modelo é altamente eficaz contra uma planta variedade de espécies de ervas daninhas. 

De acordo com a universidade, o método é mais seguro, mais limpo e mais eficaz que os sprays, quanto para os cultivos, como para as pastagens. As cápsulas economizam quase 30%, pois liberam de forma gradual, além de proteger os trabalhadores.

Duarte explica que o processo funciona com a aplicação mecânica que injeta por um orifício no caule da erva daninha e implanta a cápsula, evitando a necessidade de pulverizar em grandes extensões de área. O produto já está sendo comercializado com glifosato.

Segundo Duarte, aqui no Brasil, a startup Fertigel criou um produto que induz a liberação gradual de água e também retém carbono e nutrientes do solo. O hidrogel usa um polímero absorvente modificado com nanopartículas, desenvolvido pela startup e a Embrapa Instrumentação. Além de elevar a absorção de 100 para 600 vezes, o produtor reduz em 90% as perdas de nitrogênio. A agtech, está em fase de registro do produto no Ministério da Agricultura (Mapa), e já tem parceria para instalar a produção do hidrogel.

Sair da versão mobile