O plantio dos grãos nos Estados Unidos segue acelerado em relação à média dos últimos cinco anos, segundo o relatório de acompanhamento de safras do Departamento de Agricultura norte-americano. O sucesso ou fracasso da safra por lá acaba afetando o preço das commodities, inclusive as vendidas no Brasil.
Para entender como será finalizado o plantio no Cinturão Agrícola norte-americano, chamamos a meteorologista da Somar Desirée Brandt, que explicou que a situação ideal para os produtores norte-americanos seria tempo seco e temperatura amena.
“As últimas atualizações indicam tempo mais firme na região produtora, o que é positivo. A gente observa que as chuvas mais volumosas ocorrem ao sul do país, mas as principais áreas produtoras seguem apenas com pancadas localizadas e de baixo volume. No entanto, nas áreas mais ao norte, como Wisconsin, as temperaturas ficam abaixo de zero durante a madrugada, mas não deve ser o suficiente para prejudicar o trabalho de campo”, disse.
Para a semana que vem, o quadro se inverte. “O frio diminui e volta a chover em boa parte do cinturão, mas a chuva não será volumosa ou persistente. As temperaturas mínimas chegam a 9°C, o que não é tão baixo como nessa semana”, completou.