Os contratos de soja com vencimento em julho 2018 na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT), fecharam esta quinta-feira, dia 31, em queda de 0,4%, a US$ 10,18 por bushel. O mercado internacional segue monitorando o bom avanço do plantio da oleaginosa nos Estados Unidos. Segundo analistas, as condições climáticas no meio-oeste do país estão melhorando, com previsão de chuvas na região em junho, além de temperaturas mais amenas.
Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a semeadura das lavouras atingiu 77%, contra 65% no ano passado. Na média dos últimos anos, o plantio estava em 62%.
No Brasil, as negociações da oleaginosa ficaram praticamente paralisadas devido ao feriado de Corpus Christi. Na referência do dia anterior, de quarta-feira, 30, o mercado seguiu travado ainda sentindo os reflexos da greve dos caminhoneiros.
Para esta sexta-feira, dia 1º, o mercado deve seguir de olho nos dados da safra argentina, que serão divulgados pelo Ministério da Agricultura do país e pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires.
Além disso, a publicação de informações sobre as exportações semanais dos Estados Unidos e números de empregos criados ou perdidos pela economia americana podem influenciar as cotações, seja através de Chicago ou do dólar.