Na última semana, o índice de lavouras de soja norte-americanas em boas ou excelentes condições caiu de 71% para 68%, revelou o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) nesta segunda-feira, 13. Já no milho, o indicador recuou de 71% para 69% no mesmo período.
De acordo com a editora de Tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva, não é só o calor — que chega a 37 ºC em alguns estados americanos — que está prejudicando as plantações. Também está faltando chuva.
A previsão do tempo indica que nos próximos 10 dias, o cinturão produtor deve receber cerca de 30 milímetros. “Esse volume, distribuído pelos dias, não é significativo para aumentar a capacidade hídrica”, ressalta Pryscilla. Segundo ela, há instabilidades no oeste do Corn Belt, mas elas não devem provocar chuva intensa na região.
- Chance de La Niña sobe para 50%; veja o que isso significa para o agro
- Barragens operando com baixa capacidade preocupam arrozeiros
Segundo a editora do Canal Rural, é bom lembrar que o verão norte-americano sofre com a influência do oceano Pacífico Equatorial mais frio semelhante ao Rio Grande do Sul. Assim, há risco de estiagem regionalizada e isso ainda pode se agravar.