Os estoques de suco de laranja vão encerrar a safra 2016/2017 no pior nível da história. O dado foi anunciado nessa quinta, dia 4, pela Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR). Estão previstas apenas pouco mais de duas mil toneladas no estoque de passagem para a temporada 2017/2018, estoque praticamente “zerado” para a próxima temporada. Para o diretor-executivo da associação, Ibiapaba Netto, as indústrias vão precisar de novas estratégias para manter o ritmo de exportação.
“Na matemática, a conta é essa [estoque zero]. As exportações podem ser prejudicadas. Claro que isso vai trazer transtornos. Isso [a exportação] vai depender da estratégia de cada uma das indústrias a partir de agora, como o ritmo de entrega. Vamos ver. É um momento desafiador”, explica Netto.
O Brasil é o maior produtor de laranja e também o maior exportador do suco. Diante deste cenário de escassez, os preços do produto na Bolsa de Nova York devem subir. Para o diretor-executivo da CitrusBR, existe um janela de oportunidade e cabe ao agricultor decidir se investe mais na produção da fruta.
“O que o produtor tem que olhar é a janela de oportunidade deste momento. A indústria tem o desafio de acertar a demanda, que vem decrescente. Agora cabe a cada produtor fazer sua conta e decidir se vale o investimento”, completa o dirigente.