Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Com estoque 'zerado', indústria de suco de laranja busca nova estratégia

Volume estocado para a safra 2017/2018 será apenas de duas mil toneladas e produtor pode encontrar oportunidade de melhores preços

Fonte: Suelen Farias/Canal Rural

Os estoques de suco de laranja vão encerrar a safra 2016/2017 no pior nível da história. O dado foi anunciado nessa quinta, dia 4, pela Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR). Estão previstas apenas pouco mais de duas mil toneladas no estoque de passagem para a temporada 2017/2018, estoque praticamente “zerado” para a próxima temporada. Para o diretor-executivo da associação, Ibiapaba Netto, as indústrias vão precisar de novas estratégias para manter o ritmo de exportação.

“Na matemática, a conta é essa [estoque zero]. As exportações podem ser prejudicadas. Claro que isso vai trazer transtornos. Isso [a exportação] vai depender da estratégia de cada uma das indústrias a partir de agora, como o ritmo de entrega. Vamos ver. É um momento desafiador”, explica Netto.

O Brasil é o maior produtor de laranja e também o maior exportador do suco. Diante deste cenário de escassez, os preços do produto na Bolsa de Nova York devem subir. Para o diretor-executivo da CitrusBR, existe um janela de oportunidade e cabe ao agricultor decidir se investe mais na produção da fruta.

“O que o produtor tem que olhar é a janela de oportunidade deste momento. A indústria tem o desafio de acertar a demanda, que vem decrescente. Agora cabe a cada produtor fazer sua conta e decidir se vale o investimento”, completa o dirigente.

Sair da versão mobile