Tempo

Confira a previsão do tempo para o começo do inverno

De acordo com a meteorologia, a primeira semana da estação terá o retorno das instabilidades no Centro-Sul do Brasil; saiba mais

O último dia de outono será de tempo bastante instável no Rio Grande do Sul. Uma frente fria aumenta as condições para chuva nesta sexta-feira, 19, em grande parte do estado. Novamente, a chuva vem acompanhada por trovoadas, forte ventania e volumes expressivos, especialmente em áreas mais ao sul. Atenção às cidades de Rio Grande, Jaguarão, Santa Vitória do Palmar e Pelotas.

Os ventos podem chegar a 60 km/h no litoral sul do Rio Grande do Sul. “Já venta forte nesta quinta-feira, 18, com rajadas de mais de 80 km/h em alguns trechos do estado”, diz o meteorologista Celso Oliveira, da Somar. As instabilidades também alcançam o sul de Santa Catarina, mas com menor intensidade.

Enquanto isso, no oeste e norte do Rio Grande do Sul, assim como nas demais áreas de Santa Catarina, Paraná, grande parte do Sudeste, toda a região Centro-Oeste, interior do Nordeste, Acre, Rondônia, leste do Amazonas, centro-sul do Pará e Tocantins, uma massa de ar seco garante mais um dia sem previsão de chuva.

No Espírito Santo e toda a costa do Nordeste, os ventos úmidos que sopram do mar contra a costa favorecem as condições para chuva. Os maiores acumulados serão observados no litoral da Bahia e também de Natal (RN) a Recife (PE), que seguem sob efeito das Ondas de Leste.

O alerta de ressaca emitido pela Marinha Brasileira é vigente ao longo de todo o dia, com ondas que podem alcançar os três metros entre Porto Seguro (BA) e Natal (RN). Além disso, intensas rajadas de vento serão observadas por todo o território nordestino, especialmente no litoral.

A combinação entre calor e umidade também favorece a condição para chuva mais expressiva entre o norte do Pará, Amazonas, Roraima e Amapá.

A primeira semana do inverno, que começa neste sábado, 20, terá o avanço de uma frente fria que vai romper o bloqueio atmosférico que mantém o tempo seco no Brasil central. Há uma expectativa de chuva de 30 a 50 milímetros acumulados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul de São Paulo e sul de Mato Grosso do Sul entre os dias 23 e 27 de junho.

No período que vai do dia 28 de junho a 2 de julho a chuva mais significativa vai ficar concentrada na faixa que vai do norte do Rio Grande do Sul ao sudoeste do Paraná. “Mesmo com chuva, os volume serão menores e vão permitir a retomada dos trabalhos em campo e plantio das lavouras de inverno”, diz Oliveira.