Tempo

Confira as áreas onde haverá temporal nesta quinta-feira (20)

Sol e calor predominam em todo o país, mas algumas áreas terão pancadas de chuva potencialmente fortes; fim do mês deve trazer nova onde de chuvas constantes no Sudeste e no Centro-Oeste

Esta quinta-feira (20) será de sol, calor e altas temperaturas em praticamente todo o país. O tempo fica firme na Grande Porto Alegre e no litoral norte do Rio Grande, assim como em boa parte de Goiás, Distrito Federal, noroeste de Minas Gerais, oeste da Bahia e interior de Pernambuco. Nas outras áreas do Brasil, também haverá sol e calor, mas com pancadas de chuva e até temporal.

Em Teresina (PI) , Manaus (AM), norte de Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul, a chuva acontece em vários momentos do dia. O dia será nublado e com chuva persistente no Recôncavo Baiano e no litoral de Sergipe e do Ceará.

Há risco de temporal com raios e ventos fortes em Rondônia, Acre, oeste do Amazonas e de Mato Grosso, boa parte do Maranhão e Piauí, o Vale do Paraíba, leste de São Paulo e do Paraná e planalto catarinense.

No estado de São Paulo, pode haver tempestades, a exemplo do que ocorreu nesta terça-feira (19) em São José do Rio Preto. Choveu mais de 90 milímetros em apenas 24 horas em áreas de cana-de-açúcar e laranja. Agora, há inclusive, potencial para granizo.

Próximos dias

Nos próximos dias, o tempo segue bastante instável com potencial para tempo severo no oeste de Mato Grosso, Rondônia, Acre e sudoeste do Amazonas, por causa da instabilidades em vários níveis da atmosfera. O sol aparece entre muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia no leste do Amapá, Pará, litoral do Ceará e litoral sul da Bahia.

No Rio Grande do Sul, o tempo se mantém firme na região de Santa Maria, Grande Porto Alegre e litoral. Também estará aberto na região do Lagos e no litoral norte do Rio de Janeiro. Nas demais áreas do país, haverá sol, calor e pancadas de chuva típicas da estação.

Chuvas no fim do mês

No fim de janeiro, a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vai trazer de volta chuvas mais constantes no Sudeste e no Centro-Oeste, o que pode paralisar, momentaneamente, os trabalhos de colheita.

No entanto, os meteorologistas afirmam que a configuração desse novo sistema não vai deixar o tempo tão chuvoso e com temperatura mais amena, como aconteceu no início deste ano.