Eleito em dezembro de 2020 presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) assumiu a liderança do colegiado. A nova diretoria estará à frente da bancada no próximo biênio (2021/22).
Em discurso, o parlamentar disse que “a missão da frente é proteger o setor que tanto gera empregos, renda, impostos e responde por 50%, de forma direta e indireta, do PIB desse país”. Sergio Souza enfatizou ainda que “a vocação do Brasil é agro e a nossa missão como parlamentares é defender o setor que nós representamos”.
Assim como Sério Souza, o novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, eleito nesta semana, também membro da entidade. Para o comentarista do Canal Rural Glauber Silveira, os novos presidentes do Congresso e da FPA possuem a responsabilidade de avançar com as pautas importantes para o agronegócio.
“Vale salientar que lideranças do agronegócio encontravam-se insatisfeitas com o então presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, pelo fato dele quase sempre barrar diversos projetos ligados ao agro. Inclusive, o ex-presidente da FPA, Alceu Moreira, já havia levantado essa questão há um certo tempo. Por isso que os deputados ligados ao setor produtivo, bem como a ministra Tereza Cristina, se articularam de forma muito racional e assertiva para escolher aquele que melhor se alinhava com as demandas atuais do Brasil’, enfatizou o comentarista.