Mercado e Cia

‘Crescimento menor no PIB do agro não significa prejuízo ao produtor’

O comentarista do Canal Rural Miguel Daoud afirma que mesmo as culturas afetadas pelo clima foram compensadas por preços mais altos

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou para baixa a expectativa de evolução do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário em 2020. O índice de crescimento neste ano passou de 1,9% para 1,5%. Segundo o Ipea, a revisão é justificada por quedas nas projeções de novembro dos três componentes – lavoura, pecuária e agricultura – ante o relatório anterior. Os mesmos fatores levaram o instituto a prever que o aumento do PIB agropecuário em 2021 também deve ficar abaixo das expectativas iniciais, passando de 2% para 1,2%.

De acordo com o comentarista Miguel Daoud, o crescimento menor no PIB do setor não significa necessariamente prejuízo ao produtor. Já que até mesmo as culturas que tiveram problemas com o clima acabaram sendo compensadas com preços maiores. “Isso mostra que você, produtor, talvez nem precisasse produzir tanto, e sim encontrar o ponto de equilíbrio”, pontua.