Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Crise paralisa produção de etanol de milho em Mato Grosso

Usina do estado que pretendia fabricar o biocombustível o ano todo interrompeu o processamento em janeiro, e só vai retomá-lo quando o preço do cereal cair

Fonte: Divulgação/USP Imagens

A crise de abastecimento do milho atingiu desta vez empresas que produzem etanol a partir do grão. Em Jaciara, Mato Grosso, a usina Porto Seguro não produz o combustível à base do cereal desde janeiro. Segundo o supervisor jurídico da empresa, Renato de Carvalho, o alto preço do milho inviabilizou a atividade. Atualmente só é produzido na usina etanol de cana-de-açúcar.

Carvalho conta que o preço ideal para se produzir o etanol na região é de R$ 28 a saca, mas atualmente o preço está acima de R$ 42. “A usina tinha a intenção de produzir etanol de milho o ano todo, não apenas na entressafra da cana, como a maioria das usinas flex faz, mas este plano foi adiado até o preço do milho cair.”

O supervisor explica que a empresa deixou de contratar e, inclusive, demitiu alguns funcionários. Ainda assim, a usina estaria realizando investimentos, voltados à construção de novos silos.

Segundo o Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool-MT), o estado produz atualmente 1,3 bilhão de litros de etanol por ano, sendo 10% à base de milho.

Sair da versão mobile