A reunião para discutir o Projeto de Lei do Congresso Nacional de número 4, conhecido como PLN 4, que compõe a subvenção do Plano Safra será realizada no próximo dia 24 às 15h. O Conselho Monetário Nacional (CMN) é responsável pela aplicação da política de crédito rural. A expectativa é a definição da taxa de juros e a destinação dos recursos aos programas que compõem o Plano Agrícola e Pecuário.
Para o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, quanto mais tempo demorar para decidir as questões do PLN 4, pior é a situação para o produtor rural. “Além da demora do CMN, outra aflição do produtor é em função da demora burocrática dos bancos para o repasse do crédito. O produtor precisa desse recurso porque ele trabalha em cima de projeções e planejamento. Ele espera uma definição para saber qual vai ser a taxa de juros pois os custos subiram muito, com elevação de até 40% para algumas atividades agrícolas”, diz.
Daoud ainda ressalta que os produtores dependem da agilidade do Governo para a liberação das verbas devido as janelas de plantio e colheita. “Os agricultores têm uma janela para plantar e colher, por isso essa pressão de que esse plano fosse decidido logo”, ressalta.