Mercado e Cia

Daoud: Bolsonaro tem a chance de conscientizar os brasileiros

De acordo com o comentarista Miguel Daoud, o presidente, contaminado com o novo coronavírus, pode reforçar os riscos e perigos da doença

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira, 7, que testou positivo para Covid-19. O resultado foi divulgado nesta manhã e a declaração foi feita pelo próprio presidente, em transmissão realizada pela TV Brasil.

O comentarista do Canal Rural, Miguel Daoud, falou a respeito da contaminação pelo presidente da república e falou a respeito dos impactos que isso pode resultar na economia. Segundo ele, o tema pode ser visto por dois pontos de vista, social e econômico.

“No ponto de vista social, a contaminação do presidente pode passar uma mensagem ao povo brasileiro de que qualquer cidadão pode ser contaminado e isso pode ter um impacto social positivo, com as pessoas tomando mais cuidado em um momento em que precisamos efetuar a abertura econômica”, diz o comentarista.

De acordo com o comentarista, a abertura econômica que ocorre no Brasil neste momento não tem sido efetuada de forma correta, devido ao fato de muitas pessoas não possuírem a consciência dos riscos de contágio e a respeito da gravidade do novo coronavírus. Ainda assim, o comentarista acredita que a afirmação do presidente, quando diz que cumprirá o isolamento, é algo positivo. “Ele se portou bem em sua declaração, mas acredito que poderia ter reforçado o uso da máscara”, diz Daoud.

“Sobre a ótica econômica, os mercados internacionais possuem certa insegurança quanto a abertura de fronteiras e com a importações de produtos do Brasil devido ao nosso país estar na 2ª colocação no ranking mundial em mortes e contaminações pela Covid-19. Então, quando sai uma notícia afirmando que o chefe de estado brasileiro possui a doença, isso dá margem para que outros países não sintam confiança para fazer negócios com o Brasil”, comenta Miguel.

Entretanto, o comentarista diz que a economia brasileira continuará avançando, principalmente o setor agropecuário que tem resistido mais aos impactos da economia do que  outros setores econômicos, sendo algo muito positivo para o Brasil. “Nós precisamos nos cuidar porque a recuperação econômica depende que cada brasileiro tome cuidado e não cometa abusos e se exponha. Não é porque a atividade econômica está retornando aos poucos, que isso significa que as pessoas devem sair por lazer, precisamos ter cuidado para não termos uma nova onda da doença”, finaliza Daoud