O índice Ibovespa fechou a quinta-feira, 8, em queda de 1,25%, aos 125 mil pontos, com perda acumulada de 1,71% na semana e de 1,08% no mês.
Entre os motivos da desvalorização da bolsa brasileira estão o ambiente de maior aversão a riscos nos mercados no exterior e o clima político complicado que o país enfrenta. O mercado também está acompanhando de perto a disseminação da variante delta da Covid-19 e os riscos que ela pode trazer para a economia global.
Os próximos passos do Federal Reserve, Banco Central norte-americano, também estão no radar do mercado financeiro, mesmo depois da última reunião que ocorreu na última quarta-feira, 7, sinalizar que a autoridades do Feed podem não estar prontas para um aperto na política monetária dos Estados Unidos.
Já o dólar fechou a quinta-feira, 8, mais uma vez em alta, de 0,29%, a oitava consecutiva, cotado a R$ 5,25. A valorização da moeda norte-americana só não foi maior por causa da intervenção do Banco Central, que vendeu bilhão de dólares para conter a forte alta do dia.