O Ministério da Infraestrutura apresentou nesta segunda-feira, 14, o balanço anual da pasta. Em 2020, 1.259 quilômetros (km) de estradas foram construídos ao longo do ano em todo o país, resultando em uma redução média de 11% no valor do frete agrícola, informou o ministério, tendo por base estudos da Empresa de Planejamento e Logística (EPL).
Para 2021, o Ministério da Infraestrutura planeja conceder 52 ativos à iniciativa privada. A expectativa é de que, por meio de concessões, privatizações e renovações, R$ 137,5 bilhões sejam investidos em infraestrutura no país; e que quase R$ 3 bilhões sejam obtidos por meio de outorgas.
Para o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, as privatizações, desestatizações e as concessões de infraestrutura em diversos setores do Brasil devem ser vistas como positivas. “Medidas assim acabam tirando do poder público a única responsabilidade financeira de investimentos. Contudo, nas áreas que não possuem demanda o suficiente, o governo precisará entrar com ações de ajuda”, explica o comentarista.
“Mas é preciso lembrar que agora todo avanço dependerá de investimentos e da imagem e credibilidade que o Brasil vai ter daqui para frente”, reforça Daoud.