Os primeiros três meses do governo Bolsonaro têm a pior avaliação entre os presidentes eleitos para um primeiro mandato. Foi o que mostrou uma pesquisa realizada pelo Datafolha divulgada neste domingo, dia 7.
Segundo o levantamento, o desempenho do presidente Jair Bolsonaro foi considerado bom ou ótimo por 32% dos entrevistados. O ex-presidente Fernando Collor de Mello, que saiu do cargo cerca de dois anos depois da posse, teve 34% de aprovação no início do mandato, segundo pesquisa da época.
O desempenho de Bolsonaro foi considerado como ruim ou péssimo por 30% dos entrevistados, mais do que Collor, que tinha 19%; Luiz Inácio Lula da Silva, com 10%; e Dilma Rousseff, com 7% em primeiro mandato.
Ainda de acordo com a pesquisa, o governo do atual presidente foi considerado regular por 33% dos entrevistados. Outros 4% não souberam responder.
A pesquisa Datafolha ouviu 2.086 pessoas com mais de 16 anos em 130 municípios nos dias 2 e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima e para baixo.
Para o comentarista Miguel Daoud, apesar do desempenho negativo, o estudo pode ser um aliado daqui em diante. “A pesquisa para o presidente é uma oportunidade de rever alguns conceitos”, diz.