Incertezas climáticas e econômicas têm colocado em risco a rentabilidade da agropecuária brasileira, haja visto que o clima já impactou a produção agrícola do país em momentos cruciais e resulta em consequências futuras.
Para o comentarista do Canal Rural, Miguel Daoud, há um descasamento da economia brasileira em relação ao câmbio, o que tem provocado uma intensa alta nos custos. “Todos os produtores foram impactados, do pequeno ao grande produtor. Esse é um momento em que temos um processo inflacionário em evolução e incertezas da nossa economia, o que traz preocupações acerca de uma transferência de renda”.
- SC disponibiliza R$ 21 milhões para minimizar efeitos da estiagem no campo
- ‘Envio de sementes com pragas pode ser iniciativa de grupo radical’
De acordo com o comentarista, o Brasil não conta com uma definição clara acerca do futuro de sua política agrícola. “Vivemos o início de um processo de transferência de renda do produtor rural para outros setores da economia, é neste ponto que o produtor rural precisa estar atento e preparar suas ferramentas para enfrentar esse descasamento econômico que teremos pela frente”, finaliza.