Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Avicultura vive bom momento, mas custo de produção preocupa setor

Mesmo com alta de 6,5% nas exportações e estimativa de produção recorde para o ano, atividade tem que lidar com alta nos principais insumos para produção

Apesar dos bons volumes de carne de frango exportados pelo Brasil, o setor avícola ainda enfrenta desafios. A alta no custo de produção impede que os avicultores comemorem completamente o Dia da Avicultura, celebrado neste sábado, 28.

Segundo a Embrapa Suínos e Aves, o custo de produção do frango no país aumentou mais de 50% nos últimos 12 meses.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, o momento é complicado não só para a avicultura, mas também para a suinocultura e pecuária de leite, atividades que usam os grãos, especialmente o milho, na alimentação.

“Quando a gente olha os índices de preço do consumidor, as proteínas não subiram, na média, nem metade do que subiu o custo de produção. Esse custo, junto com farelo de soja, representa mais de 70% do custo de produção”, afirma Santin. O presidente da ABPA também ressalta que esse momento decorreu de problemas climáticos e diminuição de oferta no mercado interno.

Para a avicultora Nelir Soares, a alta no preço dos grãos e a sua falta no mercado prejudicou a profissão. “As empresas não conseguem fornecer uma ração de tão boa qualidade e isso interfere no resultado final dos lotes”, diz.

No Paraná, estado que lidera o ranking nacional de produção e exportação de frango, o cenário é parecido. O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do estado (Sindiavipar) afirma que, considerando o aumento dos principais insumos para a produção, o custo aumentou mais de 100% em um ano.

Mas, segundo o presidente do Sindiavipar, Irineo da Costa Rodrigues, o avicultor não tem tantos problemas. “Ele está protegido por um sistema integrado que fornece todos os insumos para o avicultor fazer a produção”, afirma.

Futuro da avicultura

Mesmo com a projeção de produção recorde de carne de frango neste ano, segundo a Safras & Mercado, em 2022, a expectativa é de um recuo de mais de 2%.

O analista Fernando Iglesias diz que a tendência é que a produção seja mais discreta, principalmente no primeiro semestre. “Entre os fatores estão a mudança de patamar de preços da carne bovina, que tende a ficar mais atraente […] Outro aspecto é a tendência de custos muito altos ainda”, ressalta.

Para que o produtor não sinta tanto os impactos desse cenário, o presidente da ABPA afirma que o avicultor precisa se estender cada vez mais na cadeia, fazendo maior elos de ligação com produtor de milho e soja, para ter mais estabilidade. Santin afirma que o recurso é o produtor se adiantar na compra e importar o milho que não está sendo exportado para fazer um equilíbrio de oferta e demanda.

E a avicultora Nelir Soares também deixou seu apelo para mais valorização na cadeia: “A gente espera para o futuro que essa profissão tenha mais apoio, porque não é uma profissão fácil”.

Dia-da-Avicultura
Dia da Avicultura é celebrado neste sábado, 28. Foto: Jonas Oliveira/AEN
Sair da versão mobile