O comentarista Benedito Rosa classifica como “infeliz” a lei aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e os decretos do governador João Doria que aumentavam impostos no estado. O agronegócio paulista organizou um tratoraço nesta quinta-feira, 7, e a pressão popular fez o governo voltar atrás em alguns pontos. Mas o setor não está satisfeito e quer a revogação completa dessa lei.
“Neste cenário, o ideal, o correto é justamente o contrário: diminuir impostos para que haja mais atividade econômica e facilitação do consumo, especialmente para a população de baixa renda”, defende Benedito Rosa, que foi secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura.
O governo de São Paulo havia justificado a elevação do ICMS dizendo que precisava arrecadar mais para cobrir despesas. O comentarista rebate dizendo que esse déficit não é culpa da agropecuária, mas da máquina pública pesada.
Benedito Rosa chama atenção para o fato de que aumentos de impostos estarão em discussão em várias frentes neste ano, seja na renovação do Convênio 100 ou na reforma tributária.