Segundo Bernard Gonin, analista econômico da Bozano Investimentos, com os mercados calmos do lado externo e sem mais notícias para movimentar o dia, a alta do dólar não conseguiu se sustentar.
– O discurso do BC foi muito forte em relação ao controle da inflação, o que por um lado aliviou a pressão causada pelo IPCA ontem, que veio bem acima do esperado. Ao longo do pregão, então, aquela alta começou a perder força – explica.
Ibovespa
O Ibovespa encerrou em queda de 0,35%, a 53.688,52 pontos, pressionado por um ajuste técnico de alguns ativos, como as ações do setor bancário, após as altas fortes de ontem. O volume negociado no mercado foi de R$ 6,324 bilhões.
Segundo Alexandre França, gestor da Arbitral Gestão de Recursos, apesar dos dados positivos de produção industrial, venda de imóveis e no varejo da China, que ajudaram na valorização das ações da Vale, a divulgação não foi suficiente para manter o mercado no campo positivo.
– No meio do dia, virou puxado por bancos, principalmente, em um movimento de realização. Acredito também que houve movimento especulativo do vencimento de opção. Hoje a queda é mais relacionada à realização – diz Leonardo Ramos, sócio da DNAinvest.