Dólar cai mais de 1%

Revisão das expectativas do banco central dos Estados Unidos pressiona cotaçãoO dólar comercial fechou esta quarta, dia 17, em queda após o banco central dos Estados Unidos (FED) piorar as suas expectativas para o crescimento da economia e a taxa de desemprego em 2015. 

Fonte: Marcos Santos/USP Imagens

A moeda norte-americana fechou o dia com queda de 1,20%, cotada a R$ 3,0561 para compra e R$ 3,0579 para venda.

Após manter a taxa de juros do país entre zero e 0,25%, o FED revisou as suas expectativas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. De um intervalo de crescimento de 2,3% a 2,7%, a autoridade monetária espera que a economia cresça entre 1,8% e 2%. A projeção para a taxa de desemprego subiu de 5,2% para 5,3%.

• Veja também: Mercado projeta retração maior na economia

Em entrevista coletiva, a presidente do FED, Janet Yellen, disse que não há uma decisão sobre quando a taxa de juros subirá, mas afirmou que o colegiado que toma a decisão reduziu suas projeções para o ritmo de alta, por conta da perspectiva de fraco crescimento.

As projeções e as declarações de Yellen foram vistas pelo mercado como um sinal de que a taxa de juros subirá mais para o final do ano, dando ânimo aos investidores para alocar recursos em outros ativos.