Tempo

É chuva que não acaba mais! Veja na previsão do tempo as áreas mais afetadas

Excesso de umidade, no entanto, não é a única preocupação de produtores do país, já que a forte estiagem no Rio Grande do Sul tem trazido perdas às lavouras

O clima úmido e quente no Paraná tem favorecido o aumento de focos de ferrugem asiática. Em todo o Brasil, inclusive, há uma ocorrência da doença 220% maior, em comparação com a mesma época da safra anterior. E vem mais chuva por aí.

Da mesma forma, na faixa norte do Brasil, a umidade em excesso tem atrapalhado o plantio do algodão.

Em contrapartida, os prejuízos por causa da estiagem no Rio Grande do Sul não param. As perdas no arroz, por exemplo, já somam R$ 256 milhões. A prefeitura da cidade de Uruguaiana, no extremo oeste do estado, decretou situação de anormalidade.

Nesta quinta-feira (19), as áreas que mais preocupam em relação aos temporais na região Norte são o centro-sul do Amazonas, o Acre e o nordeste do Pará. A atmosfera fica bem instável por conta de uma combinação de sistemas meteorológicos, como uma baixa pressão e um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN), ambos atuando no interior da região.

Já no Centro-Oeste as pancadas são mais isoladas, especialmente a partir da tarde, inclusive em Goiânia, Brasília, Cuiabá e Campo Grande.

No norte de Mato Grosso do Sul, há risco para tempestades, assim como no Maranhão, centro-norte do Piauí, incluindo Teresina, e no Ceará, como em Fortaleza.

A chuva ainda pode cair forte no centro-leste de São Paulo e centro-sul de Minas Gerais. Tempo firme será registrado na faixa leste e no oeste do Rio Grande do Sul.

Todas as capitais do país têm previsão de chuva para esta quinta, com pancadas a qualquer hora do dia em Curitiba, Florianópolis, Manaus e Maceió, por exemplo. Já na Grande São Paulo, a chuva pode cair forte e com raios.

Mais chuva na semana que vem

Até a próxima segunda-feira (22), há muita água para cair, especialmente em áreas do centro-norte do país, com risco de temporais em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Pará, Amazonas e Maranhão,entre outros.

No domingo (21), as tempestades chegam ao Espírito Santo, Santa Catarina, litoral do Rio Grande do Sul e noroeste do Paraná. Até terça-feira (24), são esperados acumulados de 50 a 70 milímetros no Matopiba, centro-sul de Minas Gerais (incluindo Belo Horizonte), centro-leste do Pará e no nordeste e sudoeste do Amazonas (inclusive em Manaus).

___________________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

___________________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.