A Embrapa Soja lançou uma publicação com novas tabelas de análise foliar das plantas. Segundo o pesquisador da Embrapa, Cesar de Castro, com essas tabelas de interpretação foliar o agricultor terá certeza de que a soja dele está adequadamente nutrida, de maneira equilibrada.
“Normalmente o agricultor faz a análise de solo para decidir sobre a adubação necessária. Já a análise das folhas deve ser realizada no início do florescimento pleno (R1 e R2), podendo se estender, em alguns casos até o R3”, diz Castro.
Para a realização de uma amostragem de folhas representativa do talhão de soja, a Embrapa recomenda coletar o terceiro ou o quarto trifólios, sem pecíolo, considerados a partir do ápice das plantas de um mínimo de 25 plantas. As folhas coletadas devem estar livres de poeira, bem como de possíveis contaminações por produtos aplicados via foliar e deverão ser acondicionadas em sacos de papel para secagem à sombra.
“O agricultor recolhe as folhas e as envia para um laboratório de sua confiança”, diz Castro.
Quando o resultado chegar, o engenheiro agrônomo ou técnico agrícola poderá compará-lo com as novas tabelas e saber se a nutrição da soja é adequada.
“A tabela informações mostrará se cada nutriente necessário está adequadamente em equilíbrio. Caso falte algo o produtor já poderá tentar a fazer a correção para a próxima safra, já que isso não poderá acontecer na mesma safra”, afirma o pesquisador da Embrapa.
Para ver as novas tabelas e indicações basta acessar o PDF abaixo e ir diretamente até a página 148.
Tecnologias para produção de soja
Vale ressaltar que este documento é bastante completo e traz indicações técnicas para todas as fases do cultivo.
Nesta outra publicação abaixo, a partir da página 34, também há detalhes sobre a nova tabela.
Magnésio: Manejo para o equilíbrio nutricional da soja