Os últimos dias foram marcados por grandes acumulados de chuva no Sudeste e no Paraná, por causa de uma frente fria que avança pela costa brasileira, de acordo a meteorologista Desirée Brandt, da Somar. Além disso, formou-se um corredor de umidade que vai do litoral do Sudeste até a região Norte do país, que alimenta as precipitações.
Os volumes mais significativos nesta terça estão previstos para o leste de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e Tocantins. Com isso, a chuva está sendo menos volumosa nos demais estados do Sul e no Nordeste. Na quarta-feira, o cenário é praticamente o mesmo.
De 8 a 12 de dezembro, deve chover 130 milímetros no Centro-Sul de Minas Gerais. O norte paulista deve registrar 30 de a 40 milímetros. Por conta disso, é esperado que as temperaturas máximas não fiquem tão elevadas em parte do Sudeste. A região central de Goiás e o centro-sul e oeste de Mato Grosso terão mais de 70 milímetros.
Já de 13 a 17 de dezembro, volta a chover do Rio Grande do Sul ao oeste do Paraná, algo entre 30 e 50 milímetros. A precipitação persiste no Sudeste e em Goiás, mas com menores acumulados. Mato Grosso volta a ter chuva irregular e o Matopiba registrará chuva isolada.