Tempo

EUA: chuva significativa só deve chegar ao cinturão de grãos na semana que vem

A qualidade das lavouras norte-americana registrou nova piora na última semana, segundo o USDA. Além da passagem de uma tempestade por Iowa, estiagem também castiga

O índice de lavouras de soja norte-americanas em boas condições caiu de 72% para 69% na última semana, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Já o número de plantações de milho em boa condições recuou de 69% para 64% no mesmo período.

De acordo com a editora de Tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva, a queda na qualidade das lavouras se deve à combinação de estiagem no cinturão de grãos com a passagem de uma tempestade por Iowa, que causou prejuízos às lavouras. “Foi muito mais vento do que chuva, não foi nada benéfico para essa região”, diz.

Pryscilla destaca que as plantações americana estão em uma fase bastante vulnerável, de floração e enchimento de grãos, e as chuvas continuam abaixo da média nos principais estados produtores.

Segundo ela, nem mesmo as tempestades que estão no sul do país — Laura e Marco — vão mudar a as condições atmosféricas nessas regiões.

Por enquanto, mapas meteorológicos mostram chuva dentro da média nos próximos dias, o que não é suficiente para as lavouras por conta do déficit das semanas anteriores. “Só na semana que vem, existe a previsão de pancadas mais significativas nesses estados”, finaliza Pryscilla.