A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos vai dar continuidade ao processo de impeachment contra o atual presidente, Donald Trump. A informação foi confirmada pela líder da Casa, Nancy Pelosi, por meio de uma carta enviada aos parlamentares do país.
- Governo Biden e os possíveis impactos ao agronegócio brasileiro
- Alexandre Garcia: Governo Biden deve ser mais aberto a subsídios ao agro dos EUA
No texto, a democrata classificou o mandatário americano como uma “ameaça à democracia”, após o tumulto ocorrido no Capitólio na última semana.
Segundo Rafael Cortez, cientista político da Tendências Consultoria, a polarização cresceu e se materializou a partir de todas as discussões promovidas recentemente. “A invasão ao Capitólio trouxe a polarização para um outro patamar de discussão no país, levando aos deputados a acionar a 25ª emenda”, diz.
Ainda de acordo com Cortez, o atual momento traz uma forte incerteza sobre o cenário político americano, fazendo com que o presidente eleito, Joe Biden, mude sua estratégia ao assumir o cargo. “A discussão sobre o impeachment de Trump será um condicionante para a governabilidade de Biden. A tendência é que o presidente Democrata tenha que fazer esforço para adotar uma agenda moderada no curto prazo”, finaliza.