Os juros para produtores empresariais vão subir dos atuais 6,5% para 9%. Já para os pequenos produtores, a taxa de 7% deve empatar com a inflação deste ano.
Fontes do governo afirmaram que os valores do novo plano ainda não foram definidos, mas que há uma ordem expressa da presidente Dilma Rousseff para que o ajuste fiscal preserve ao máximo o setor agrícola. A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, tem afirmado que o montante deve ser igual ou pouco superior a R$ 156 bilhões, mesmo recurso da safra 2014/2015.
Vale destacar que na noite dessa quarta, dia 20, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, participou de encontro com a ministra Kátia Abreu, no Ministério da Agricultura. Os dois trataram sobre detalhes finais do Plano Safra, que deve ser mesmo anunciado no dia 2 de junho. O secretário de Política Agrícola, André Nassar, já disse que o plano está pronto, faltando apenas os dois ministérios definirem os últimos detalhes.
A reunião, que durou cerca de duas horas, entre 17h30 e 19h30, não constava na agenda dos dois ministros e foi tornada pública apenas nesta quinta, dia 21, pela Agricultura. O Plano Safra reúne recursos para custeio, comercialização e investimento na próxima safra, além de condições de acesso ao crédito e ao seguro agrícola.