Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Exigência de licença ambiental aumentará custos

Decisão do Ministério do Meio Ambiente cria incertezas dentro do setor agropecuário, dizem entidades

Fonte: Pedro Silvestre

A decisão do Ministério do Meio Ambiente de exigir licença ambiental a cada ano safra não agradou o setor. Entre as reclamações, estão o aumento na burocracia para o produtor se regularizar, o custo de cumprir mais essa obrigação e, também, a falta de clareza na medida.

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), Bartolomeu Braz, criticou a decisão do ministro Sarney Filho, chamando-a de ideológica. Ele acredita que o presidente interino Michel Temer pode reverter essa decisão.

“Isso é a ideologia criando burocracias para atrapalhar o processo produtivo. Não precisamos mais desse tipo de atitude. O produtor já está cheio de obrigações. Isso não é viável”, afirmou.

Para o diretor-executivo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Wellington Andrade, a medida vai aumentar a burocracia e os custos do produtor rural. O dirigente pede também mais clareza na legislação, que não mostra como esta obrigatoriedade vai funcionar.

“Isso cria mais burocracia dentro da legislação ambiental complicada. O texto não traz clareza sobre como isso deve ser feito. Precisamos de regras mais claras e objetivas. Sem falar no tempo da análise do processo que pode levar. A safra não pode esperar”, disse Andrade.

Sair da versão mobile