Agricultura

Exportações brasileiras de milho podem aumentar, diz comentarista do Canal Rural

Segundo o comentarista Glauber Silveira, com o conflito na Ucrânia, muitos mercados estão procurando o Brasil em busca de milho

Para além dos efeitos negativos, a guerra na Ucrânia pode ser uma oportunidade para o Brasil de ampliar as exportações de milho.

Isso porque os governos ucraniano e russo limitaram os embarques de vários produtos agrícolas, inclusive do cereal.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), os dois estão entre os cinco maiores exportadores mundiais do grão, o Brasil ocupa a terceira posição.

Segundo o comentarista do Canal Rural Glauber Silveira, com o conflito na Ucrânia, muitos mercados estão procurando o Brasil em busca do cereal, com medo de uma possível escassez no Leste Europeu. 

“Isso é positivo para o Brasil. Por outro lado, existe uma preocupação com o mercado interno. Por isso é importante equilibrar. É claro que nós temos muito potencial para crescer na produção de milho, mas para isso é preciso de fertilizante, de potássio. Independente da situação da Ucrânia, o mundo vai precisar cada vez mais de milho para alimentação humana e animal”, afirma.