Agronegócio

Saiba como investir no agro sem ser dono de fazenda

De acordo com especialista, Fiagro e cenário positivo do setor no Brasil abrem oportunidades para investidores

Diante do avanço do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio, que cresceu mais de 90% nos últimos 50 anos, cresceu também o interesse do mercado financeiro pelo setor. Com isso, foram desenvolvidos diversos produtos baseados em atividades ligadas ao campo, mostrando que é possível investir – e lucrar – com o agro sem ser dono de fazenda. Um desses produtos é o Fiagro, que traz regras e estímulos tributários para a negociação de ativos do setor agropecuário no mercado de capitais.

Segundo o advogado Gustavo Eidt, especialista em assessoria jurídica às empresas do agronegócio, essa ferramenta será útil no aumento de captação de recursos.

“O potencial de crescimento do Fiagro está relacionado ao potencial do agro, que vem sendo traduzido pelo mercado financeiro. O agronegócio já trabalha com muitos títulos de crédito e muitos deles já são negociados. Então, temos possibilidades quase infinitas de nesse campo e ainda melhorar o aumento de captação de recursos do setor”, destaca.

Ainda segundo o especialista, antes de entrar no mercado de financiamento do agronegócio, o produtor deve se preparar e conhecer os modelos de fundo de investimento disponíveis.