A promessa é de muita umidade prevista para este fim de inverno em boa parte do Brasil. A expectativa para os próximos dias é de formação de uma frente fria e um ciclone extratropical na altura do Sul e Sudeste. Além disso, a previsão da Climatempo indica que deve chover em diversas áreas do país.
+ Confira a página especial de Tempo do Canal Rural
Volumes significativos de chuva, aliás, já caíram no início desta semana. Foi o caso, por exemplo, de Alto Paraguai (MT), que registrou entre 20 e 30 milímetros. Em Primavera do Leste (MT), houveram alguns episódios de chuva, mas com baixos acumulados.
A semana que marca o fim do inverno no hemisfério sul começou com uma área de baixa pressão atmosférica entre Mato Grosso do Sul e a região Sul do país. Teve, também, um corredor de umidade que vem da Amazônia. Com isso, as fortes correntes de vento em altitude e cavados meteorológicos ganham vez.
“Tudo isso vai trazer um aumento de chuvas por Mato Grosso do Sul, região Sul e parte do estado de São Paulo”, avisa Desirée Brandt, meteorologista da Climatempo. De acordo com ela, esse período terá início nesta terça-feira (20), com direito à formação de temporais, raios, rajadas de vento de mais de 60 quilômetros por hora e queda de granizo na faixa que compreende:
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina;
- Paraná;
- Noroeste, oeste e sul do estado de São Paulo;
- Grande parte do Mato Grosso do Sul.
Frente fria, chuvas e ciclone
Também há uma frente fria passando pelo Sul do país. Dessa forma, haverá a formação de uma área de baixa pressão na região. Além do frio, vai chover.
“De 21 a 23 de agosto a chuva não para e segue ganhando força, pois durante esse período o corredor de umidade que vem da Amazônia é persistente”, avisa Desirée. “Há fortes ventos em altitude e mais a formação de outro ciclone extratropical na costa entre o Sul e Sudeste do país, que dará origem a mais uma nova frente fria”.
Há, ainda, uma expectativa de acumulados em torno de 40 a 80 milímetros em alguns pontos do Triângulo Mineiro, sul de Goiás, metade sul e oeste de Mato Grosso e Rio de Janeiro. Os registros chuvosos, contudo, estão previstos para a região Sul, estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul e sul mineiro. Nessas áreas, a expectativa é para acumulados que possam ultrapassar os 100 milímetros.
Vai inverno, vem primavera
A primavera de 2022 no hemisfério sul começa às 22h04, no horário de Brasília, desta quinta-feira (22). A estação promete ter umidade em diversas regiões. No entanto, é importante ressaltar que a consolidação das chuvas em algumas áreas do Brasil central só deve acontecer em outubro.