A Somar Meteorologia alerta para a formação de um ciclone subtropical que pode ocorrer neste fim de semana, favorecendo a ocorrência de chuvas generalizadas. A expectativa é que o fenômeno tenha formação na costa do Sudeste do Brasil, próximo ao Rio de Janeiro e Espírito Santo, provocando ventos de 50 a 80 quilômetros por hora.
“Já tivemos bons acumulados em Minas Gerais e Espírito Santo, que são regiões que teremos chuvas mais expressivas por causa do ciclone. Em Teófilo Otoni, choveu mais de 140 milímetros em três dias”, disse a meteorologista Desirée Brandt.
Nos próximos dias, por causa deste ciclone no mar, são esperado mais de 100 milímetros no Espírito Santo e leste de Minas. “A chuva é bem-vinda, mas nessa quantidade pode trazer risco de erosão para as lavouras de café nessas regiões. Além disso, esse fenômeno acaba formando um corredor de umidade desde a costa do Sudeste até a região Norte, gerando mais de 70 milímetros de chuvas também em Goiás, entre os dias 24 e 28 de outubro”, disse.
No Nordeste, são esperados de 30 a 40 milímetros de chuva no sul e oeste da Bahia. Já na região Sul, também dos dias 24 a 28, são esperados 30 milímetros no sudoeste do Rio Grande do Sul e no centro e oeste do Paraná. Para Santa Catarina, são esperados apenas 15 milímetros neste período.
Segundo Desirée, a chuva no Rio Grande do Sul é satisfatória, mas dura pouco. “Depois vem uma onda de frio. A temperatura mínima é de 9 graus no extremo sul e, dos dias 29 de outubro a 2 de novembro, teremos o frio se espalhando pelo estado”, disse.
No Centro-Oeste, a presença da chuva cresce gradualmente nos próximos dias. Em Mato Grosso, são esperados 30 milímetros em algumas regiões de 24 a 28 de outubro. Depois, de 29 a 2 de novembro, algumas regiões receberão 50 milímetros e, até 7 de novembro, a chuva continua a se espalhar pela região.