A frente fria que deve refrescar o Centro-Sul neste fim de semana marca a mudança no padrão de chuva no Brasil. O sistema, que provocou ventos de 90 km/h no Guarujá (SP), está próximo ao Rio de Janeiro. Com isso, a expectativa é de chuva no território carioca, centro-sul e Triângulo mineiro.
Na retaguarda da frente fria vem uma massa de ar polar, que vai derrubar as temperaturas nos três estados do Sul, no oeste de São Paulo e em Mato Grosso do Sul. Do norte do Rio Grande do Sul ao sul do Paraná, as temperaturas mínimas podem ficar abaixo de 9 ºC. Em regiões de serra, como Urupema (SC), os termômetros podem chegar a 5 ºC neste sábado.
- Chuva deve ganhar força em parte do Brasil neste fim de semana
- Falta de chuva voltará a assombrar as lavouras; veja previsão até maio
A frente fria e a massa de ar polar mantêm o tempo firme. Depois delas, volta a chover no Sul, mas com acumulados muito baixos. De 6 a 13 de fevereiro, a chuva volumosa – mais de 100 milímetros – deve se concentrar na região central de Minas, em áreas de Cerrado e da Zona da Mata, além de no Espírito Santo e em Goiás. É esperado que a umidade do solo caia na faixa que vai do Rio Grande do Sul a Mato Grosso do Sul.