O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira, 26, que o governo vai fazer a recomposição por vias legais, do orçamento de 2021, que foi sancionado com cortes. O Ministério da Economia já enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que contém recursos para compensar os cortes como os de subvenção ao Pronaf, efetuados na aprovação do orçamento deste ano.
“Dizer aqueles que criticaram os cortes nos orçamentos, foi cortado, sim, por uma questão técnica. Mas, com toda certeza, brevemente, pelas vias legais, obviamente, nós faremos a devida recomposição do nosso Orçamento porque o Brasil não pode e não vai parar”, declarou o presidente, durante evento em Feira de Santana (BA) para entrega de trecho de duplicação da BR-101.
“A agricultura familiar depende do apoio do governo, porque o pequeno agricultor não possui dinheiro guardado para comprar insumos, máquinas e sementes. Esse PLN que vai recompor o orçamento será a prioridade da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar”, afirmou o deputado federal Heitor Schuch e presidente da entidade.
“Nós precisamos que as políticas públicas para o desenvolvimento rural efetivamente aconteçam. Então, o nosso apelo é para que o parlamento vote logo esse projeto, para que possamos recompor o orçamento e os agricultores comecem a preparar a lavoura e iniciem seus projetos nesta safra.”