Mercado e Cia

Futuro da cadeia do milho foi debatido no 1º fórum Mais Milho da temporada

Para atender a todas as recomendações sanitárias contra a Covid-19, o evento foi totalmente adaptado no estúdio do Canal Rural em São Paulo

O primeiro fórum da quinta temporada do projeto Mais Milho ganhou um novo formato. O encontro estava agendado para acontecer em Chapecó (SC). Mas, para atender a todas as recomendações sanitárias contra a Covid-19, o evento foi totalmente adaptado no estúdio do Canal Rural em São Paulo. Palestrantes e autoridades entraram ao vivo de forma remota, em três horas de debates sobre a cadeia do milho.

O fórum tratou dos desafios da produção do cereal, com destaque para Santa Catarina, onde a demanda é de 7 milhões de toneladas de milho por ano. O estado já costuma importar mais de 4 milhões de toneladas do grão, mas nesta safra terá déficit de quase 5 milhões de toneladas. A falta do cereal gera impacto na cadeia de produção de proteína animal.

Santa Catarina é o maior estado produtor de suínos no país. Em 2020, foi responsável por mais de 50% do volume exportado. E o milho é um dos principais insumos na fabricação de ração. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), não vai faltar milho para o estado, mas é preciso unir os elos da cadeia para equilibrar os estoques.