A chuva ainda segue bastante intensa com muitos temporais no Paraná em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o que gera alerta de granizo e fortes temporais no Paraguai e a região Sul do país. Mas, a partir da segunda quinzena de outubro, o que os meteorologistas chamam de “gangorra climática” vai mudar, e a região Sul terá a diminuição da chuva, enquanto a parte central do Brasil terá mais umidade.
- Fim de semana será de chuva em quase todo o Brasil; confira a previsão
- La Niña vai ditar mais o clima no verão do que na primavera
Já neste fim de semana teremos o aumento da chuva, com altos volumes, ventania e temporais em parte do Sudeste, sobretudo no domingo, 10, segunda, 11, e terça-feira, 12. Na segunda-feira, alerta extremo para temporais no Espírito Santo sul e leste de Minas Gerais, inclusive na zona da Mata e Belo Horizonte. A chuva avança até Salvador entre o domingo e terça-feira, muda a direção dos ventos e provoca queda na temperatura na capital da Bahia.
A chuva aumenta em todo o estado de São Paulo, Minas Gerais, sul de Goiás, Mato Grosso do Sul entre os dias 10 e 14 de outubro. Neste mesmo período, fortes temporais atingem a região Sudeste, o Paraná e Mato Grosso do Sul, com risco de fortíssimas trovoadas, altos volumes de chuva e eventual granizo.
A partir do dia 15, a tendência é de aumento de umidade em grande parte do estado de Mato Grosso. Segundo a meteorologista, a condição de umidade da safra 21/22 já está bem mais favorável do que a verificada no ciclo anterior, quando muitas áreas produtoras só receberam chuva em meados de novembro.