Geada atinge lavouras no Centro-Sul do país

Veja uma galeria de fotos enviadas pelos produtores de regiões afetadas no Centro-Sul do país, ao Canal Rural; previsão de geada se mantém para esta terça, dia 19

A massa de ar polar que se encontra entre o sul e sudeste do país provocou a formação de geadas na madrugada desta segunda, dia 18, principalmente em lavouras de café do sul de São Paulo e de Minas Gerais e de trigo do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Houve registros de perdas também nas pastagens e na cana. 

Centro-Oeste

O cafeicultor Douglas Caproni, de Carvalhópolis, no estado de Minas Gerais, enviou imagens ao Canal Rural do acúmulo de gelo que afetou o café que estava secando no terreiro. Em Campos Altos, Jair Fernandes também registrou imagens das folhas queimadas do grão.

Sudeste

O produtor Clayton Moscardini, de Franca, em São Paulo, teve a lavoura afetada, mas disse que ainda é cedo para calcular o estrago, mesmo assim ele espera uma grande perda, principalmente nas plantas mais novas. 

As geadas deste fim de semana também atingiram a região de Clementina, no estado de São Paulo, o telespectador Lucas Furlan relatou os efeito da geada no campo. Em Mamborê, no Paraná, as geadas atingiram o milho e as imagens foram enviadas pelo telespectador Mateus Fuchs.

Sul

Em algumas regiões de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul chegou, inclusive, a nevar. A telespectadora Fernanda Ritter, de São Francisco de Paula (RS) nos enviou imagens e relatou que a quantidade de neve encobriu boa parte dos carros. Segundo a Somar Meteorologia, as temperaturas foram as mais baixas dos últimos três invernos.

Previsão

Para os próximos dias a previsão do tempo indica que o risco de geadas continua no Centro-Sul. De acordo com a meteorologista Desirée Brandt pode gear no sul de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul na madrugada desta terça, dia 19, mas de maneira menos intensa.

A partir da semana que vem essa massa de ar polar perde força e as chuvas aparecem no sul do país. No Rio Grande do Sul, por exemplo, as chuvas voltam na terça, dia 26. Por enquanto os mapas meteorológicos ainda não indicam no longo prazo uma onda de frio tão intensa quanto essa.

Durante a primeira edição do programa Mercado & Companhia, muitos telespectadores enviaram imagens de geadas por todo o Brasil e relataram as perdas.