Profissionais autônomos puderam retornar ao trabalho nesta segunda-feira, 6, em Santa Catarina e Goiás. Os dois estados seguem com medidas de isolamento social, como o fechamento de shopping centers, bares e cinemas. Mas, as restrições impostas a essas atividades liberais foram flexibilizadas pelo governadores.
Na portaria publicada no domingo, 5, o secretário de saúde catarinense, Helton de Souza Zefferino, autoriza que profissionais liberais ligados à saúde e em geral retornem aos trabalhos. Psicólogos, médicos, advogados, contadores, faxineiros, encanadores, manicures, entre outros podem atuar tanto em domicílios quanto em locais de trabalho específicos. Consequentemente, clínicas, laboratórios e escritórios também estão autorizados a funcionar.
O documento ressalta as medidas que devem ser tomadas para evitar a propagação do novo coronavírus. Profissionais devem lavar as mãos ao início e final das atividades, disponibilizar álcool gel para os clientes, higienizar os espaços, manter o distanciamento, realizar atendimentos individuais e manter um intervalo maior na agenda para evitar aglomerações. A portaria ainda menciona o uso de equipamentos de proteção individual e a obrigatoriedade de manter espaços ventilados.
Desde a semana passada, bancos e lotéricas estão funcionando em Santa Catarina. No dia 26 de março, o governador Carlos Moisés chegou a anunciar um Plano Estratégico para Retomada das Atividades Econômicas. O plano previa o retorno gradual das atividades a partir do dia 30 do mesmo mês. Porém, três dias depois do anúncio, o governador voltou atrás da decisão.
Nesta segunda-feira, Carlos Moisés deve prorrogar o período de isolamento, previsto para ser encerrado nesta terça-feira, 7.
Já em Goiás, o retorno das atividades laborais para profissionais liberais deve ser feito sem o atendimento ao público, o que acaba restringindo o número de autônomos beneficiados pela medida. Com o decreto publicado na última sexta-feira, 3, arquitetos, publicitários, advogados e consultores, por exemplo, podem atuar de dentro dos escritórios. Atividades administrativas de instituições de ensino públicas e privadas também receberam autorização de funcionamento, assim como feiras livres de produtos hortifrutigranjeiros.
No mesmo dia que o decreto foi publicado, o isolamento social foi estendido até o dia 19 de abril. Para o governador Ronaldo Caiado, somente após essa data será possível fazer melhores projeções do cenário da saúde no estado. É possível que mais serviços e atividades econômicas sejam liberados.
Mesmo assim, Caiado reforçou que o isolamento social deve ser priorizado. Para o governador, quem descumpre a quarentena em benefício próprio é egoísta e desrespeita o próximo.