Diversos

Governo diz que leilão do 5G acontecerá em dois meses

Com a chegada da tecnologia no Brasil, objetivo é expandir a rede de internet eficiente no meio rural, que hoje chega a apenas 30% das propriedades

O presidente Jair Bolsonaro participou de dois eventos na manha desta sexta-feira, 25, em Sorocaba (SP). A agenda do presidente foi marcada por compromissos que estão diretamente ligados com a conectividade no campo. Além de Bolsonaro, estavam presentes também a ministra da agricultura Tereza Cristina, o ministro das Comunicações Fábio Faria e ainda o ministro de Ciências e Tecnologia, Marcos Pontes.

No primeiro evento, Jair Bolsonaro inaugurou um laboratório de desenvolvimento de tecnologia 4.0 e premiou os campeões da olimpíada brasileira de ciência e astronomia. Depois, participou do lançamento de um campus 5G em uma universidade de Sorocaba. O presidente embarcou em uma pulverizadora inteligente comandada por satélite e citou a importância dessa nova tecnologia para melhorar a eficiência e rentabilidade no agro.

Durante o evento, Bolsonaro disse que o agronegócio tem sido importante para a economia e por isso precisa de tecnologia, para ter um desenvolvimento mais sustentável.

Sobre a chegada da tecnologia 5G no Brasil, o ministro das comunicações Fábio Faria acredita que o leilão será realizado, no máximo, em dois meses. Ele ressaltou, ainda, que até julho de 2022 todas as capitais brasileiras terão acesso ao 5G.

Segundo o ministério da Agricultura, hoje, apenas 30% das propriedades rurais têm internet eficiente. O governo espera que até 2026, com a instalação  de 15 mil antenas 5G, esse percentual alcance 90% dos brasileiros.

Mais recursos para o Plano Safra

Ainda durante o evento focado em tecnologia, a ministra da Agricultura Tereza Cristina, concedeu entrevista exclusiva ao Canal Rural. Segundo ela, o objetivo da pasta é conseguir aumentar o volume de recursos para o seguro rural dentro do Plano Safra.

“Nosso ‘choro’ é para o aumento dos valores do seguro rural, pois cresceu muito e é uma ferramenta muito importante para dar segurança ao produtor contra problemas climáticos. Vamos ver o orçamento e ficar em cima para ver se conseguimos aumentar o valor do seguro”, disse.

Metas para a COP-26

A ministra também falou com a reportagem do Canal Rural sobre as metas brasileiras para a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26), que será realizada em Glasgow, na Escócia no mês de novembro. De acordo com Tereza Cristina, na ocasião, o ministério vai mostrar a realidade da produção agrícola no Brasil.

“Nossa agricultura é exemplo de sustentabilidade e não deve nada a ninguém. Ela desenvolve tecnologia temos muitos exemplos disso, como  práticas de manejo sustentável. A nossa agricultura não é a vilã, como muitos dizem”, afirmou.