No Espírito Santo, onde os três casos foram identificados, a Secretaria de Agricultura local monitora granjas para evitar que o vírus chegue aos aviários comerciais. O estado é um dos grandes produtores de aves do país, abatendo 250 mil aves e produzindo 15 milhões de ovos por dia. O secretário Ênio Bérgoli pediu ajuda à população e aos produtores nesta campanha de monitoramento.
“O governo do estado está preparado, as granjas estão preparadas e nós precisamos agora do apoio da população que ao perceber alguma ave ao longo do litoral, ave silvestre ou alguma ave de fundo de quintal de criatório com algum sintoma de anomalia, com tremores , com coriza, cambaleante, que avise a nossa rede”, disse Bérgoli, indicando o Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural) e o site do Idaf (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo) para recolhimento de análise de materiais.
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.