O uso de produtos biológicos nas lavouras vem ganhando cada vez mais espaço. Para garantir os bons índices de produtividade e ainda manter boas práticas de produção, a tecnologia vem sendo cada vez mais implementada, como destaca o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Nutrien, João Oliveira Júnior.
- Pesquisador da Embrapa destaca vantagens do controle bioquímico
- Pesquisa da Uenp potencializa controle biológico da ferrugem
“As empresas começaram a investir nesses organismos vivos. Com isso, a gente pode melhorar o manejo, que pode ser feito não só no controle de lagartas, mas também de doenças, percevejos e outros insetos que atacam as lavouras”, destaca Oliveira.
Segundo ele, a indústria segue trabalhando para entender as necessidades do produtor quando a assunto é controle biológico.
“O uso de biológicos no controle de nematoides é uma prática muito comum. Mas, por ser uma praga do solo, o nematoide tem a mesma oportunidade de se multiplicar como o produto biológico que vem sendo utilizado. Assim, nós atuamos para melhorar a função biológica dessas tecnologias, com o uso de produtos que estimulam o crescimento radicular, que podem ajudar no controle biológico de nematoides”, ressalta.