Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

RS: Irrigação e manejo aumentam 12,7% produtividade na soja

Resultados foram apresentados pela entidade no III Encontro de Irrigantes por Aspersão do Rio Grande do SulNo Rio Grande do Sul, as plantações de soja que utilizaram irrigação tiveram, em média, incremento de produtividade de 12,7% na safra 2013/2014, enquanto as áreas de milho tiveram aumentaram 10,3% no mesmo período. Em algumas propriedades, o ganho de produtividade alcançou picos de 24%.

Fonte: Divulgação/Pixabay

Os resultados foram divulgados pelo Clube da Irrigação, durante o primeiro dia do III Encontro de Irrigantes por Aspersão do Rio Grande do Sul, em Cruz Alta, na região central do estado.

Os custos do manejo oferecido pelo Clube, segundo o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Telmo Amado, são compensados pelo ganhos de lucratividade gerados pelo aumento da produção. O trabalho compreende o manejo da cultura de inverno, revisão do sistema de irrigação, semeadura, avaliação da compactação do solo, e fertilização. 

– É preciso enxergar o pivô 365 dias por ano, isto é, o papel que cada cultura vai desempenhar. Ás vezes você quer alta produtividade de milho e de soja, mas a produtividade começa a ser feita naquela cultura de cobertura que você está utilizando – ressalta Amado.

O engenheiro agrônomo Udo Strobel é associado ao Clube há três anos, e já conseguiu comparar os benefícios das tecnologias. Segundo Strobel, na safra 2013/2014, a área da propriedade irrigada pelo pivô gerou 239 sacos de milho por hectare, enquanto o pivô que vinha sendo manejado pelo produtor resultou em 220 sacos por hectare.

 – É claro que o produtor sempre busca coisas novas, mas o clube consegue trazer tecnologias mais aprimoradas – argumenta Strobel.

O presidente do Clube da Irrigação, João Telles, reforçou que o objetivo da entidade é trazer tecnologias e novidades aos produtores rurais.

– As médias gerais dos pivôs estão aumentando depois das nossas intervenções. Grande parte dos alimentos e da produção virão da irrigação – observa Telles.

O Clube da Irrigação foi criado em 2010 por iniciativa da Comissão de Irrigantes da Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul). 

Sair da versão mobile