Aconteceu nesta terça-feira (30), em São Paulo, a primeira edição do Fórum Planeta Campo. Especialistas apontaram desafios e soluções para uma produção agropecuária cada vez mais sustentável.
O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), Pedro Borges, disse que é preciso motivar os produtores para que estejam alinhados com o modelo de produção que segue as demandas do mercado de alimentos.
- Sustentabilidade ambiental e social precisam caminhar juntas, diz COO da UPL
- Pecuária sustentável passa por mensuração das emissões
“O produtor deve saber que está produzindo de maneira sustentável, pois como o mercado é quem dita as regras, cada vez mais será exigida a sustentabilidade em nossos produtos”, ressalta.
Na opinião do diretor de RH e sustentabilidade da SLC Agrícola, Álvaro Dilli, o conceito de boras prática na produção do campo no Brasil não é um assunto novo. Ele também acredita que haverá maior valorização dos itens do campo que são produzidos em maior volume e utilizando menos recursos.
“O desafio do futuro será como descarbonizar a agricultura, torná-la transparente, rastreável e mostrar lá fora como o nosso produto é melhor em relação aos concorrentes. Produzir mais com menos terá um valor diferenciado no mercado”, acredita.