Os preços pagos aos produtores de mandioca subiram 10% nos últimos 10 dias e o produtor rural Claudinei Carbosa Farias escreveu pra gente, perguntando sobre a tendência para os valores futuros da raiz. Farias é de Curitiba, no Paraná, e tem uma lavoura de 30 hectares de mandioca na região noroeste do estado. Segundo ele, os preços atuais da tonelada estão muito baixos e mesmo com a melhora dos últimos dias, não cobrem os custos de produção.
Procuramos Antônio Fadel, presidente da Associção Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca, que afirma que o que está impactando nos preços é a pouca oferta e o aumento das exportações para Europa, Estados Unidos e África do Sul.
– Os principais motivos para essa alta são a redução do alimento disponível nessa época do ano e os recordes de exportações de fécula de mandioca para fora do país.
Coforme Fadel, a tendência é de que até o fim do ano os preços subam mais 15%. A tonelada de mandioca hoje está cotada em R$ 135,00 e a previsão é de nova valorização de 15% até o fim do ano.