Segundo o analista da Agrinvest João Schaffer, o preço do buschel da soja pode chegar a US$ 11 pela possibilidade de o relatório apontar aumento da demanda global por farelo de soja, gerando uma diminuição dos estoques nos Estados Unidos, que em novembro atingiram 12,25 milhões de toneladas.
Para o analista da Jeffries Vinicius Ito, como o USDA não deve mexer na oferta, e as exportações estão apresentando alta, os estoques devem recuar de 450 milhões de buschel para 427 milhões de buschel.
– Estamos esperando um pouco mais, pelo fato de o USDA ter aumentado o ritmo de esmagamento – disse em entrevista ao Mercado&Cia.
Schaffer aposta em baixa para o preço do milho, o analista projeta que o relatório apresentará aumento dos estoques e queda das exportações. No mês passado, os produtores norte-americanos acumularam um total de 51,01 milhões de toneladas do produto. Já Ito, aponta a manutenação dos estoques dos Estados Unidos e julga que o USDA pode ficar “um pouco mais conservador” com a safra sul-americana.