Diversos

Meteorologia prevê tempo firme para o Centro-Sul nesta semana

As chuvas seguem centralizadas nas áreas mais ao Norte e Nordeste do país, com grandes acumulados no interior da Bahia

O tempo segue firme no Centro-Sul do país e as chuvas seguem centralizadas nas áreas mais ao Norte e Nordeste, com grandes acumulados no interior da Bahia. A chuva deve acontecer também ao longo da faixa leste na região Sul. As demais áreas do Sul, assim como interior paulista e triângulo mineiro seguem com tempo seco, segundo Desirée Brandt da Somar Meteorologia.

Segundo Desirée, com tempo firme, a previsão do tempo mostra uma grande amplitude térmica. Com isso, as madrugadas seguem mais frias, especialmente no Sul, são Paulo e centro-sul de Minas.”Com a presença do sol e frio durante as tardes, a temperatura sobe neste semana. Até o dia 08 de novembro estão previstos 33 graus no oeste do Rio Grande do Sul, 36 no oeste do Paraná e 34 graus no interior paulista”, destaca.

De acordo com a meteorologista, para esta semana, as chuvas deverão seguir mais concentradas na faixa que vai do litoral da Bahia até áreas mais ao norte, com previsão de mais de 100 mm em algumas localidades.

O padrão das chuvas pode mudar a partir do próximo fim de semana. “As precipitações voltam a ocorrer no Centro-Oeste. Embora com acumulados que podem chegar a 70 mm em Minas e interior de São Paulo, as chuvas serão pontuais e mal distribuídas. As precipitações com essa característica devem atingir áreas do Mato Grosso e Goiás”, pontua Desirée.

Entre os dias 14 a 18 de novembro, a meteorologia prevê novas ocorrências de chuva para o Centro-Oeste, com até 70 mm no norte de Minas, 50 mm em Goiás e até 30 mm em Mato Grosso. “O volume de águas preocupa no Mato Grosso. Se chover esta semana será de forma mais localizada. Por outro lado, os níveis podem aumentar a cada semana, podendo atingir 15 mm na semana que vem a até 30 mm a partir do dia 14 de novembro. Contudo, essas chuvas ainda acontecer de forma pontual”, destaca Desirée.

Em Mato Grosso, os mapas meteorológicos mostram a umidade do solo caindo ao longo desta semana. Esse cenário se repete em algumas outras regiões do país. “A tendência de umidade do solo mostra que em grande parte do Centro-Oeste e faixa oeste do Sul a umidade do solo deve cair 10%nos próximos dias”, ressalta a meteorologista da Somar.

Risco de geadas

Com as temperaturas mais baixas no último fim de semana, a previsão indica que teremos uma nova queda de temperatura. Para esta semana, as quedas na temperatura devem acontecer especialmente no Sul do Brasil.

“O destaque vai para a próxima quinta-feira, 5 onde podemos ter a chance de geadas, apenas nos pontos mais altos da serra gaúcha e catarinense, com mínimas chegando a 3 graus nas primeiras horas do dia. Em contrapartida, nas áreas produtoras não há risco de formação de geadas já que as mínimas devem chegar aos 6 graus. Na sexta, 6, as temperaturas já voltam a subir”, finaliza Desirée Brandt