Eleições

Miguel Daoud analisa movimentos do governo eleito

De acordo com o comentarista do Canal Rural, equipe de Lula avança em conversas com o Centrão

Liderado por Luiz Inácio Lula da Silva, o governo eleito se movimenta pelos bastidores do poder. A partir da divulgação do nome do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, como coordenador da equipe de transição, o time do petista já tem avanços, inclusive com o bloco do Centrão. Ao menos é o que aponta o comentarista Miguel Daoud.

+ O que Geraldo Alckmin tinha de propostas para o agro em 2018?

De acordo com Daoud, que participou da edição desta sexta-feira (4) do telejornal ‘Mercado & Companhia’, há parlamentares que já demonstram entendimento com as propostas defendidas por Lula no decorrer da campanha eleitoral. E isso respinga até na base atual de apoio do presidente Jair Bolsonaro. “Estamos vendo um abandono dos apoios que Bolsonaro tinha… e já conversando com o Lula”, disse o comentarista do Canal Rural.

Dessa forma, a chapa Lula-Alckmin caminha para ter uma vitória no Congresso Nacional antes mesmo da posse, em 1º de janeiro de 2023. Isso porque, conforme Daoud apontou, é provável que os atuais deputados e senadores aprovem a proposta de emenda à constituição (PEC) que libere recursos para o próximo governo cumprir promessas de campanha, como a manutenção para o próximo ano do Auxílio Brasil de R$ 6000,00 mensais.

Para isso, contudo, Lula e o PT terão de abrir espaço para o Centrão já na equipe de transição. “Há 50 cargos para a transição. 32 serão técnicos e 18, políticos. Desses 18, o Centrão quer indicar alguns políticos, que já estariam ali na ‘boca do gol’ para ser ministro“, informou Daoud.

Miguel Daoud cita promessas de Lula para o agro

lula - mst - entrevista ao canal rural
Foto: Canal Rural/reprodução

Diante dos movimentos feitos pela equipe do governo eleito para a Presidência da República, Miguel Daoud adiantou: lembra das promessas que foram feitas por Lula, inclusive em entrevista exclusiva concedida ao Canal Rural, para o setor do agronegócio. O analista destacou, nesse sentido, ações para os produtores rurais de pequeno porte.

“Vou cobrar, principalmente a promessa que ele [Lula] fez para os pequenos produtores” — Miguel Daoud

“Fez promessas. Essas promessas estão muito bem anotadinhas”, ressaltou o comentarista. “E eu vou cobrar, principalmente a promessa que ele fez para os pequenos produtores e para a agricultura familiar dentro dessa realidade sem recursos”, complementou Daoud.

___________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.