O comentarista do Canal Rural Miguel Daoud afirma que o cenário econômico mundial está mudando e que agronegócio brasileiro precisa de planejamento. “O mundo está mudando. O Banco Central americano anunciou uma possível redução dos estímulos monetários ainda neste ano. É o fim do dinheiro fumaça. As cotações da soja, do milho, do café não vão até o céu”, diz.
Segundo Daoud, o Brasil não vive uma inflação de demanda. “Não temos inflação em que as pessoas estão com dinheiro no bolso consumindo. É uma inflação de oferta. E precisamos de medidas para aumentar a oferta”, afirma.
No início desta semana, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que o governo federal deve isentar a tributação sobre a importação de milho até o fim deste mês.
A medida, segundo o governo, vai impactar diretamente na cadeia produtiva de proteínas, especialmente na suinocultura, que assistiu os custos de produção aumentarem 44%, ao longo de 2020. O milho é o principal componente da ração animal.
Para Daoud, a medida é correta. “Agora vamos ver se foi no momento correto. Já faz um ano que os produtores estão com esse problema com o preço do milho. Precisamos pensar mais na produção do nosso país”, defende.