Neste momento, em que os agricultores se preparam para semear a próxima safra, a maior preocupação não está no preço das commodities, mas nos custos de produção.
Para o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, o momento é de atenção. “O ciclo agrícola é muito longo e depende de várias variáveis. O cenário é muito delicado”, diz.
Entre exemplos citados por Daoud estão o possível aumento na tarifa de energia elétrica, a suspensão das operações na hidrovia Tietê-Paraná e a inflação. “A inflação quando atinge um patamar, ela adquire uma dinâmica de indexação, que se confirma, e dificilmente se consegue combater. Por mais que tenhamos uma taxa de juros mais elevadas, você não consegue ter a inflação ancorada numa expectativa positiva. E isso acaba implicando no custo de produção”, afirma.
Daoud diz que um bom planejamento, com informações, é fundamental para o produtor rural combater um cenário de atritos. “Buscar informações preditivas para aplicar no seu negócio e se adequar a um cenário econômico que não vai ser muito favorável”.