Os preços da semente de milho em Mato Grosso estão 50% mais altos em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), regiões como Campo Verde, Campo Novo do Parecis e Sapezal registraram um aumento expressivo em algumas variedades de alta tecnologia.
O gerente de política agrícola da entidade, Frederico Azevedo e Silva, explica que não há um motivo técnico que justifique a subida nos preços do insumo e ressalta que o movimento se trata especificamente de uma ação das próprias empresas que vendem a semente.
“Algumas variedades do milho não tiveram alteração nos preços, mas já é possível vermos a iniciativa dessas companhias de subir o valor do produto” afirma.
Frederico ainda explica que a situação pode trazer uma diminuição na produtividade do grão no estado, já que muitos produtores rurais vão optar por utilizar variedades de tecnologias inferiores.
“A maior preocupação no momento é em relação ao aumento dos custos de produção. Segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária, na última safra o aumento nos custos de produção em geral foi de 20% no estado e este cenário gera grande preocupação” explica.